Resenha: Coleção - O Diário da Princesa

| |


A escrita da Meg me surpreende cada vez mais! É incrível como ela consegue nos prender na história e a forma como nos conquista com seus personagens. É impossível não torcer por eles até o fim do livro!

O diário da princesa é uma série de 10 livros e mais alguns guias que não fazem muita diferença na história. A coleção pode ser lida sem eles. E 4 deles ainda não foram lançados no Brasil. A série inspirou os filmes da Disney titulado com o mesmo nome "O Diário da Princesa" (1 e 2). Sou completamente apaixonada pelos filmes e a minha atriz preferida, Anne Hathaway, faz o papel principal de Mia Thermopolis, ou como preferir, Amelia Mignonette Grimaldi Thermopolis Renaldo.


(livros 1, 2, 3, 4 e 5)

Para não ter que fazer 10 posts contendo uma resenha de cada livro e mais 2 dos guias, vou dividir em apenas 3. O primeiro contendo do livro 1º até o 4º, o segundo do 5º até o 8º, e por fim, o último com o 10º, os guias e comentários sobre os dois filmes.

Livro 1:

O diário da Princesa:(★★★★★)


O primeiro livro começa com a vida normal de Mia. Uma garota de quatorze anos que mora em Manhattan com sua mãe solteira. Leva bomba em álgebra, é apaixonada pelo garoto popular da escola (Josh), odeia a garota popular e esnobe, Lana, que é namorada de Josh, e Mia, junto com a sua melhor amiga, Lilly, são do tipo "não populares". No decorrer da história, ela é informada que devido a quimioterapia de câncer nos testículos, o seu pai ficou estéril. Como se não bastasse, ele também é o rei de um pequeno principiado Europeu, Genovia. 


Assim, ela descobre que é uma princesa (coisa que ela não gostou nem um pouquinho) já que seu pai não pode mais gerar descendentes para o trono e tem uma mudança absurda na sua vida... Continua levando bomba em Álgebra, começa a ter lições de princesa com a sua avó (que não é exatamente fofinha e querida como nos filmes), sua mãe tem um caso com seu professor, briga com sua melhor amiga, sofre uma mudança radical em sua aparência (pra melhor isso) e se envolve com pessoas interessadas apenas em seu status de princesa. 

Como o livro é literalmente um diário, você se sente uma verdadeira amiga que está ouvindo sobre a sua vida, seus segredos e pensamentos. A escrita é excepcional e de fácil entendimento, como muitas pessoas escreveriam em um verdadeiro diário. Recomendo a leitura.principalmente para meninas de 13/14 anos, mas é válido para qualquer idade. Um livro leve, estilo sessão da tarde pra tirar o clima tedioso de domingo!

Quotes:

Ninguém foi dormir uma noite sendo uma pessoa e acordou na manhã seguinte descobrindo que era outra completamente diferente.

O amor pode fazer coisas estranhas com as pessoas.

Enquanto estava deitada ali, pensei que realmente sou uma garota muito feliz. As coisas pareceram muito ruins durante algum tempo, mas não é engraçado como tudo se resolve no fim?

Livro 2:

Princesa sob os refletores (★★★★)


No segundo volume da série, Mia ainda estuda na sua escola normalmente (exceto pelo fato de ela ser princesa é claro) e continua com suas lições de princesa.
Agora, enfrentando diferentes obstáculos. Como lidar com todos os holofotes, entrevistas e tentar camuflar aquelas gafes de costume.
Se apaixona secretamente pelo irmão da sua melhor amiga, Michael, descobre que terá um irmãozinho(a) e passa a morar com seu professor de álgebra - que também vira seu padrasto.

Quote:

Acho que o conhecimento de que em alguma parte do mundo há um garoto que gosta de mim me dá uma sensação se poder

Livro 3:

Princesa apaixonada (★★★★)♥


O terceiro livro foi o melhor da série até agora (ou será o primeiro?), como já diz o título, o livro se baseia nas relações amorosas da princesa Mia. Como eu sou meio suspeita pra julgar pelo fato de amar romances, mas definitivamente ele é MARAVILHOSO! Vivemos mais intensamente as emoções da princesa, e é impossivel não se apaixonar pelo Michael e não soltar suspiros durante a leitura.

"Tudo o que eu posso dizer é: tome cuidado com seus desejos. Eles podem acabar se tornando realidade."

"Você é uma princesa. E princesas não saem correndo quando as coisas ficam difíceis. Jogam seus ombros pra trás e encaram qualquer desastre que espere por elas de cabeça erguida. Bravamente, e sem reclamar."

"Ela diz que eu pareço mais alta. E sabe, talvez eu esteja. (...) mas eu sei que não estou mais alta por causa do vestido.
E nem por causa do amor, também. Bem, não totalmente.
Eu vou dizer a você por que: autorrealização.
Bem, isso e o fato de que no fim das contas eu sou realmente uma princesa. Devo ser, por que sabe o que mais?
Porque estou vivendo feliz para sempre."

Princesa à espera  (★★★)


Esse livro até agora foi o pior da série, por isso concedo 3 estrelas à ele. Eu gosto de ler mais as partes de romance, como já foi mencionado anteriormente. E nesse volume, a princesa está em Genovia na maior parte do tempo governando... Cansei um pouco das constantes reclamações, Mia definitivamente deveria abrir o olho para as coisas positivas que acontecem na sua vida.

Foi o livro que eu mais demorei pra ler e já estava me desanimando um pouco da série, porém, o final me surpreendeu e reabasteceu minha vontade de saber o destino da Princesa Mia!

"Quem sabe? Eu já desisti de tentar entender os homens. Eles são uma raça diferente."


E aí pessoal, já leram algum? Gostam dos filmes?
XOXO



10 comentários:

  1. Ano passado eu ia comprar o box dessa série, mas me segurei por serem muitos livros e eu não saber nada sobre, se vou gostar ou o quê. Eu adoro romancezinhos bobos, coisas de menininha (não está no diminutivo pra menosprezar, ok? ;-;) etc, eu gosto bastante.... Mas o fato de nunca ter lido Meg Cabot também me deixa insegura hahaha Fico um pouco triste por não ter conhecido os livros antes, com uns 14 anos e tal, por que agora com quase 20 eu talvez não goste tanto quanto gostaria antes!
    Mas com certeza um dia eu leio e digo no blog o que achei. Sendo esse ano ou daqui 10. hahaha
    beijos,
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como são muitos livros... hahaha
      Sou que nem você! Amo romances bobinhos ♥ olha, independente da idade a Meg é sempre uma maravilhosa ideia... Gostei muito dessa série, mas qualquer coisa comece por outro livro dela! Isso, olha que vou ficar esperando hein...

      XOXO

      Excluir
  2. Olá,
    tudo bom? Infelizmente, essa série é uma que em nada me atrai. Os únicos livros da Meg que quero ler são aqueles avulsos de qualquer série.
    Mas gostei do post! Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heey!

      Sério? Que pena! Mas qualquer livro dela é maravilhoso :)

      XOXO

      Excluir
  3. Oi, Natasha! Li na minha adolescência, lembro que uma amiga tinha, lia e passava pras outras (eu, pra variar, lia correndo e ficava séculos esperando as outras meninas. rsrsrs). Não me lembro se cheguei a ler todos, mas esses 4 com certeza li. Pra ser sincera, nem sei se me lembro de toda a história, mas tenho medo de reler hoje e achar bobo, não gostar, algo do tipo.
    Não sabia que tinha livros guia, vou esperar seu post.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heey, tudo bem??

      Eu também era assim... devorava o livro e as outras sempre demorando mais hehehe
      Sei muito bem como é isso... o 'medo' de reler/rever algo e perder a "magia" que tinha na infância

      XOXO

      Excluir
  4. Oi!
    Esse livro é maravilhoso, um dos primeiros que li da autora e que até hoje também é um dos meus preferidos, um dia tenho vontade de ter toda a coleção na minha estante xD
    Gostei da resenha.

    Bjs
    http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heey!

      Fico feliz que tenha gostado! E a Meg é maravilhosa mesmo né? Impossível não amar os livros dela hehehe

      XOXO

      Excluir
  5. Ahhh <3 Meg Cabot é uma maravilhosa. Adoro a coleção e estou contando os dias para a vinda dela aqui pro Brasil!!! <3


    xoxo doisdb.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina nem me fale!! Eu simplesmente estou doida pra ela divulgar as cidades...

      XOXO

      Excluir